terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

MATÉRIA DE JORNAL !!!!!!

ESTA É UMA MATÉRIA DE UM JORNAL DOS ESTADOS UNIDOS. VALE A PENA LER !!!!!

Por Linda Thomas

SEATTLE (Reuters) - Jeans de cintura baixa e tops apertados estão fora de moda nos Estados Unidos. Entre os jovens do país, o legal agora é cobrir o corpo.

"Observamos saias na altura do joelho e calças bem sérias, tops mais recatados e grandes colares de pérola", disse Gloria Baume, diretora da Teen Vogue. A revista tem estilo semelhante ao da Vogue.

Baume, que afirmou observar as tendências da moda européia para ver o que estará em alta entre as adolescentes norte-americanas, contou que os estilistas têm se concentrado em estilos "elegantes e quase senhoris" inspirados nos anos 1950.

A tendência colocaria um fim aos modelitos apertados e que deixam a barriga à mostra, sucesso entre as seguidoras de Britney Spears, por exemplo. "Não há nada que marque o corpo na moda mais recente", disse Baume.

Isso significa que o jeans de cintura baixa está fadado a sumir?

"Espero que sim", afirmou Baume. "Não gosto deles. Essa moda esteve presente por quatro anos e acredito que as garotas estejam cansadas disso."

A editora da revista de moda CosmoGIRL!, Tara McBratney, concorda que há uma nova tendência rumo a um estilo mais recatado, mas ela diz que isso tem pouco a ver com os elementos conservadores presentes na sociedade.

"Moda é um ciclo", disse McBratney. "Chegamos ao ponto onde os jeans estão com a cintura a mais baixa possível, as blusas são mínimas, então o caminho natural da moda é ir para o outro lado."

FIM DO CORPO À MOSTRA

Algumas pessoas dizem que o novo recato está relacionado a uma mudança social mais ampla.

"Os adolescentes estão percebendo que ter um estilo de vida desestruturado e não ortodoxo não funcionou bem para as gerações anteriores, então ficaram mais conservadores nas roupas e na política", afirmou Pam Gunderson, que lidera o Challenge Girls Club of Greater Seattle.

Mais de 400 pessoas compareceram ao desfile patrocinado pelo clube católico da região de Seattle apresentando roupas recatadas. As roupas de verão incluíram maiôs inteiros, ou com camisas por cima.

O clube é um dos vários a organizar desfiles como esses nos EUA, chamados de "Pure Fashion".

"Nenhum modelo deve ser tão apertado que permita ver a forma da roupa de baixo. E uma menina deve poder alcançar algo numa estante alta, se curvar e pegar algo no chão ou se sentar numa cadeira sem mostrar o corpo", disse Gunderson.

Ella Gunderson, a filha de 12 anos de Gunderson, disse ter escrito uma carta à Nordstrom, baseada em Seattle, criticando a loja de departamento por vender roupas que mostram muito o corpo.

"Vejo todas essas meninas andando por aí com calças que mostram o umbigo e a calcinha", escreveu ela. "Mesmo com a minha idade, sei que não é recatado."

A maioria das garotas tem dificuldade em acreditar que podem ser populares ao serem recatadas, de acordo com a educadora Camille De Blasi.

"Nossa cultura ensina que felicidade vem apenas do prazer físico ou da gratificação do ego", disse De Blasi. "Essa é uma mensagem recebida pelos adolescentes tão inserida na música, nas revistas e na televisão que eles começam a acreditar nela."

Michelle Ross, de 15 anos, contou que suas roupas recatadas estão se tornando "menos impopulares". "Você pode ser cool mesmo se não usa o mesmo tipo de roupa que o resto do mundo", afirmou Ross. "O que importa é a personalidade."

4 comentários:

  1. Fantástico!!!
    Ai, viciei no teu blog, socorro!

    hehehe

    ResponderExcluir
  2. (A Dani não conseguiu postar, então fiquei encarregada de dizer...)

    Oi Drika. Acabei de saber da existência de seu blog e já vim conferir. Gostei tanto que o indiquei no meu grupo do Yahoo, o Mulheres_SUD_Online (http://br.groups.yahoo.com/group/mulheres_sud_online), um grupo só de Mulheres, onde compartilhamos recursos para nossos chamados, trocamos experiências e damos apoio umas às outras.
    Parabéns pelo blog! Serei visitante assídua.
    beijos
    Danielle

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a matéria, ainda bem que essas calças vão sair de moda, acho elas extremamente desconfortável e achar as velhinhas de cintura alta é tão difícil!!!

    ResponderExcluir